O projeto TEC desde a sua génese que pretendeu atingir um conjunto preciso de objetivos, tendo o próprio nome partido desse princípio: TEC: Transformar, Empreender, Criar:

Transformar: capacidade individual de transformar, quer a sua situação pessoal, quer contribuindo para a transformação dos outros, da própria região e do próprio país

Empreender: chegar mais além, inovar, fazer diferente, ser criativo

Criar: criar valor

Apresentam-se de seguida os objetivos geral e específicos do projeto, na medida em que será, a partir deles que faremos uma análise dos resultados obtidos. Assim:


Objetivo geral do projeto

Dinamizar o empreendedorismo na região-alvo através da capacitação de empreendedores/as fomentando o nascimento de iniciativas empresariais e concretização de novas empresas.


Objetivos específicos do projeto

Criar ações dinâmicas e inovadoras que promovam o espírito empreendedor, criativo e autónomo, bem como novos conhecimentos, experiências e saberes no mundo empresarial, através da realização de quatro bootcamps, com a participação dum total de 60 futuros/as empreendedores/as.

Prestar um acompanhamento contínuo, individual e personalizado a, pelo menos, 12 empreendedores/as, após a sua integração na academia, através de consultoria à medida, com duração de 120 horas por participante, participação em três missões empresariais de modo a fortalecer o sentido crítico, a perceção e identificação de estratégias inovadoras, para a aplicação no mercado empresarial, bem como facultar os conhecimentos e meios necessários para apurar a pertinência e a viabilidade económica das suas ideias de negócio;

Dinamizar processos de bMentoring (contactos presenciais e à distância), de modo que cada um dos 12 empreendedores/as beneficie de pelo menos um processo de acompanhamento, estimulando e promovendo a ligação dos/as novos/as empreendedores/as a empresários/as seniores quer a nível nacional, quer europeu.

Apresentar, promover e dar visibilidade às iniciativas empresariais em desenvolvimento, num mínimo de 12 iniciativas, através da participação em pelo menos uma sessão Pitch procurando o aumento de investimento por parte de terceiros, estabelecimento de parcerias e fomento de contactos com pessoas ou entidades que contribuam para o crescimento e sustentação da empresa a criar.

No final do projeto, 12 empreendedores/as terem concretizado as suas ideias de negócio, com a criação efetiva da empresa, início da atividade e obtenção do valor de apoio ao arranque.

Prestar/manter acompanhamento aos/às novos/as empreendedores/as em fase pós projeto através da disponibilização de estruturas físicas e de serviços específicos ligados à gestão existentes nos promotores do projeto (IEBA e AEDP).